O Planejamento Estratégico de Marketing
Bem vindos ao Muito Mais Propaganda e Marketing.Neste primeiro artigo, falarei sobre as definições do Planejamento Estratégico de Marketing.
Definições do Planejamento Estratégico
Bem vindos ao Muito Mais Propaganda e Marketing.Neste primeiro artigo, falarei sobre as definições do Planejamento Estratégico de Marketing.
Definições do Planejamento Estratégico
"O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.” (Definição da AMA – American Marketing Association 2006)
“O planejamento estratégico orientado
para o mercado é o processo de
desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos
de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança. O
objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma
empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejados
(KOTLER, 2000).”
O
planejamento estratégico de marketing é uma das ferramentas mais importantes
para a análise de informações e tomada de decisões de uma empresa. Segundo
KOTLER (2000), o planejamento de marketing é dividido em planejamento de
marketing estratégico, que estabelece os objetivos e as estratégias gerais da
empresa, e planejamento de marketing tático, que estabelece estratégias do mix
de marketing (produto, preço, praça e promoção).
Toda
empresa existe para produzir determinado produto ou fornecer determinado
serviço. Quando a empresa é aberta, seus proprietários têm na maioria das
vezes, bem definidos os objetivos a serem alcançados e como fazer para
alcança-los. Porém, com o passar do tempo esses objetivos começam a perder sua
clareza, e a razão de ser da empresa deve ser reavaliada.
Perguntas
pertinentes devem ser respondidas, como: Qual é o negócio da empresa? Quem é o
cliente? O que tem valor para o cliente? Qual será nosso negócio? Como deveria
ser esse negócio? (KOTLER, 2000).
Segundo
COBRA (1992):
“Para formular planos estratégicos
consistentes é preciso que as necessidades da organização estejam inicialmente
supridas e que ela esteja adequadamente habilitada a atender às reivindicações
de seus públicos-alvos: acionistas, clientes, consumidores, fornecedores, funcionários,
governo e a comunidade em geral.”
“Sem uma filosofia empresarial
abrangente apoiada em uma cultura organizacional voltada para o desenvolvimento
do mercado será difícil sobreviver e crescer.”
“Portanto, é preciso que a definição
da missão esteja apoiada em crenças que proporcionem os fundamentos básicos que
dirigirão as ações executivas. Assim, a postura estratégica da empresa deve ser
calcada em seus princípios, suas crenças e na sua filosofia.”
No próximo artigo, falaremos sobre a importância do Sumário Executivo e porque esse documento pode ser o capítulo mais importante do seu Planejamento Estratégico.
Você ja montou um Planejamento Estratégico de Marketing para a sua empresa? Já estudou sobre o assunto na faculdade? Acha o Planejamento Estratégico importante ou irrelevante para sua realidade hoje? Comente abaixo.
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