sexta-feira, 18 de maio de 2012

Conhecendo o planejamento estratégico de Marketing

O Planejamento Estratégico de Marketing



Bem vindos ao Muito Mais Propaganda e Marketing.Neste primeiro artigo, falarei sobre as definições do Planejamento Estratégico de Marketing.

Definições do Planejamento Estratégico

"O marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.” (Definição da AMA – American Marketing Association 2006)     

“O planejamento estratégico orientado para o mercado  é o processo de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança. O objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejados (KOTLER, 2000).”

O planejamento estratégico de marketing é uma das ferramentas mais importantes para a análise de informações e tomada de decisões de uma empresa. Segundo KOTLER (2000), o planejamento de marketing é dividido em planejamento de marketing estratégico, que estabelece os objetivos e as estratégias gerais da empresa, e planejamento de marketing tático, que estabelece estratégias do mix de marketing (produto, preço, praça e promoção).

Toda empresa existe para produzir determinado produto ou fornecer determinado serviço. Quando a empresa é aberta, seus proprietários têm na maioria das vezes, bem definidos os objetivos a serem alcançados e como fazer para alcança-los. Porém, com o passar do tempo esses objetivos começam a perder sua clareza, e a razão de ser da empresa deve ser reavaliada.

Perguntas pertinentes devem ser respondidas, como: Qual é o negócio da empresa? Quem é o cliente? O que tem valor para o cliente? Qual será nosso negócio? Como deveria ser esse negócio? (KOTLER, 2000).

Segundo COBRA (1992):

“Para formular planos estratégicos consistentes é preciso que as necessidades da organização estejam inicialmente supridas e que ela esteja adequadamente habilitada a atender às reivindicações de seus públicos-alvos: acionistas, clientes, consumidores, fornecedores, funcionários, governo e a comunidade em geral.”

“Sem uma filosofia empresarial abrangente apoiada em uma cultura organizacional voltada para o desenvolvimento do mercado será difícil sobreviver e crescer.”

“Portanto, é preciso que a definição da missão esteja apoiada em crenças que proporcionem os fundamentos básicos que dirigirão as ações executivas. Assim, a postura estratégica da empresa deve ser calcada em seus princípios, suas crenças e na sua filosofia.”


No próximo artigo, falaremos sobre a importância do Sumário Executivo e porque esse documento pode ser o capítulo mais importante do seu Planejamento Estratégico.

Você ja montou um Planejamento Estratégico de Marketing para a sua empresa? Já estudou sobre o assunto na faculdade? Acha o Planejamento Estratégico importante ou irrelevante para sua realidade hoje? Comente abaixo.




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